segunda-feira, 23 de abril de 2007

A cada dia uma nova história...


Todos os dias, ao sair do meu gabinete me deparo com o mundo real... e para mim ele é revelado diariamente nas salas de audiência, onde me deparo com a dura realidade daqueles que optaram ou foram praticamente lançados ao mundo do crime...

Vemos tantas situações, ouvimos tantas coisas, mas...a cada dia descobrimos mais do limite dos outros e do nosso próprio e, por mais dura que seja nossa rotina, ainda que a violência de terceiros seja o nosso objeto de trabalho, creiam: não nos acostumamos jamais com ela!

Nada nos é indiferente: o choro da mãe cujo filho está preso; os apelos do pai; os argumentos do acusado...todos a sua maneira, tentanto justificar a barbárie....

Uma cena hoje nos tocou o fundo da alma:
Sem qualquer consentimento das autoridades presentes, uma vítima de violência doméstica entra na sala de audiência trazendo seu filho pela mão, um lindo garoto de aproximadamente 04 anos de idade e...antes que tívessemos tempo de retirar a criança da sala, surge do anexo próprio o pai da criança algemado...olhamos umas para as outras sem ação, o pior já havia ocorrido, a criança tinha visto " seu herói" algemado ( nem era preso nosso, estava preso por outro crime, de competência de outro juízo)
A criança " murchou" diante de nossos olhos, sua reação foi imediata e chocante. Ficou petrificada e nervosa: Quero ele "soltado" vociferou..
Naquele instante...naquele único instante...houve um aperto em nosso peito, nos vimos como algozes responsáveis por aquela dor tão profunda... vimo-nos através dos olhos daquele pequeno e tudo que gostaríamos é de ter tido como evitar aquela mágoa pujante, inventar uma estória, maquiar a situação...
Mas o mal estava feito e sabemos que aquela imagem vai permanecer viva para sempre na mente daquela criança!

5 comentários:

Lu Motta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lu Motta disse...

Nós do Mídia Alternativa (http://midiaalternativabypc.blogspot.com/ ), agradecemos sua presença e ficamos felizes do nosso blog ser link com o seu. Nós somos estudantes de jornalismo e podemos trocar informações.

Xisto Bueno disse...

Tenho lido Pessoa, mais precisamente o "Livro do Desassossego", e, dentre as pérolas que ele nos traz há algo assim: "conhecimento causa desilusão". O pobre menino recebeu uma dura lição. Foi muito conhecimento da realidade para alguém tão jovem. Perdeu a ilusão.

Mani disse...

Eu tenho sempre muito cuidado pra evitar essas cenas... Mas, fica sempre o incômodo, às vezes , por questão de segurança, não posso mandar tirar algemas do pai, então, não permite-se a entrada da criança. Mas, a cena descrita eu já vivi, noutra vara, mas vivi...A dor dos olhos de uma criança não se apaga da memória...

Unknown disse...

Ficamos chocados diante de um fato desse, esperamos que a justiça haja sempre certo, o que me resta e pedir a deus que a justiça nunca falhe, diante desses fatos que todos os dias estamos vendo, o que nos resta e so pedir a deus para que nossos governantes e nossa justiça esteja sempre trabalhando em busca do melhor.