quarta-feira, 25 de abril de 2007

Teríamos medo da felicidade?



Sabemos que a procura da "felicidade" justifica muitas de nossas atitudes , representando o verdadeiro anseio da maioria das pessoas e que o AMOR continua a fazer parte de nosso imaginário como algo que chegaria para completar o "estado de felicidade " tão desejado.
Se é assim, qual a razão para complicarmos tanto nossas relações afetivas ou mesmo evitá-las?
O amor romântico faz mais parte de nosso imaginário , que do nosso cotidiano...
Até mesmo nos livros e filmes a morte ou a separação sempre colocam um fim nos "grandes romances"...
É inegável: temos sim MEDO DO AMOR, e...muito..
Aliás, o grande psiquiatra e escritor Flávio Gikovate denomina de fator antiamor três atitudes nossas que "sabotam" nossas relações: o medo de futuro sofrimento relacionado a perda da pessoa amada; o enorme medo que as pessoas sentem de se perderem no outro... tornando-se dependentes e despersonalizadas diante do amado e o verdadeiro pavor que a felicidade nos provoca...
Quando nos sentimos muito felizes, tais medos nos atormentam, como se não nos sentíssemos de fato merecedores de tamanha felicidade e de forma inconsciente ficamos esperando que algum infortúnio ocorra e arrase com nosso momento de plenitude.
Nestes instantes de medo, muitos procuram se desvencilhar da pessoa ou situação geradora de tanta alegria, dstruindo por vezes o que estamos mais valorizando naquela oportunidade.
Cientes desse impulso autodestrutivo que existe em nós, devemos ter muita atenção para com nosso medo da felicidade , pois, segundo o profissional já mencionado: " Quem sabe que o medo da felicidade existe talvez consiga não fugir do encontro com o parceiro sentimental adequado".

2 comentários:

Unknown disse...

Oi Lidi,
Nem preciso te dizer que conheço bem essa "historia", bem sabe vc da miha, de tantas rsrsrsssss
Hoje posso te dizer que toda aquela loucura "passou", mas o que vc relata é uma verdade que esta dentro de cada um de nos, as vezes nem nos sabemos ou sabemos mas demostra-se outra ou não fazemos questão de acreditar.
Admiro vc por tudo, inclusive por atitudes que talvez não teria coragem de tomar, mas vc esta aí firme e forte, e feliz ao lado de seu eterno amor.
Adorei a postagem, e revivi hoje momentos do passado, lendo seu comentario, que nem acredito que eu tive coragem pra tanto em nome do amor.
Bjs

Anônimo disse...

lindinha desulpe mas a postagem é minha ta bjs kelly
rsrsrsrsssss