quinta-feira, 26 de abril de 2007

O que será feito de nossos jovens???




Acabo de saber que por 12 votos a 10, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta hoje a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos , dando-se início a uma possível emenda à Constituição Federal, que parece atender aos anseios da maioria da população.
Embora respeite as opiniões em contrário, analisando o histórico crescente de crimes praticados , me leva a constatar o que me parecebem óbvio : NÃO SE MUDA UM PAÍS A GOLPE DE LEIS!!!
Caso a mera existência de uma norma penal incriminadora ( lei) intimidasse os delinqüentes, com a ENORME quantidade de leis existentes em nosso país, poderíamos viver absolutamente em paz, dormir de portas e janelas abertas, tranqüilos, afinal: a lei nos protege (rs rs rs) ... Ora! sabemos que o índice de criminalidade só aumenta e não irá diminuir com a punição de jovens ainda mais jovens..
Primeiro porque o criminoso não nasce "mau", ele nasce bebê , igualzinho aos nossos amados filhos e vão se inclinando para a criminalidade à medida que passa a ter contato com a violência, muitas vezes como vítima, com a miséria , a perversão e o desamor.
O Estado há tempos cria delinqüentes para depois puní-los , vez que, por falta de políticas públicas próprias, crianças e adolescentes são abandonadas a sua própria sorte e encontram na criminalidade o seu perverso e cruel destino.
Diante deste contexto inegável, a redução da maioridade penal diminuiria a violência???? entendo que não, jovens nesta idade, propensos para a prática delituosa ou não, são acometidos pelo que se chama de : SÍNDROME DA ONIPOTÊNCIA, o que significa que ele imagina que pode tudo que quiser e que nada de mau poderá acontecer com ele.
Logo, ele não deixará de cometer um crime por saber que será apenado mais severamente, porque ele JAMAIS imagina que a polícia irá pegá-lo ou que poderá vir a ser condenado por um juiz a qualquer pena , seja pequena ou maior, já que, para ele , a ação delituosa terá êxito e ele sairá ileso, sem sofrer qualquer reprimenda.
Pois bem, se o objetivo dessa possível emenda for minorar a criminalidade: esqueçam! não irá diminuir por isso, já que estas leis não intimidam os jovens.... mas, se o objetivo dos nossos representantes do poder legislativo for tão somente PUNIR estes jovens , sem tratá-los adequadamente: Parabéns! que construam mais cadeias porque a tendencia é lotá-las.
Contudo, não se deve esquecer de um detalhe: um dias estes jovens, já não tão jovens, sairão da cadeia e ganharão o mundo, retornando para a sociedade que o encarcerou e não tratou adequadamente de suas mazelas.....

Um comentário:

Xisto Bueno disse...

Excelente texto. Há algum tempo fizemos um painel sobre a redução da maioridade penal, promovido pela Juventude do Partido Progressista (de que faço parte).
Soubesse que vc tinha tanto a dizer, teria te convidado.
Abraços e boa semana.